Final – JACARÉ, ALIGÁTOR, CROCODILO OU GAVIAL

CROCODILIANOS E O HOMEM

Não bastasse o fato de o homem caçar os crocodilianos para a confecção de bolsas, sapatos, carteiras, cintos, etc., existe também a alimentação. Atualmente criadouros de crocodilianos atuam justamente para suprir a demanda que o mercado exige. Restaurantes cobram um valor altíssimo por um prato à base de carne de crocodilo ou jacaré e quanto mais raro for o animal, maior o preço. Com essas atitudes, felizmente, são poupados, uma vez que seriam tirados direto da natureza.

Outra ação humana impactante é o crescimento populacional. Algumas espécies, como o aligátor-chinês, que vive no leste da China em uma pequena área, estão em alerta máximo, pois corre alto risco de extinção. O gavial-do-ganges é outro exemplo que apesar de estar muito ameaçado está incluído em bons programas de conservação. Mas e aqueles que não estão? É algo para se pensar…

Sensacionalismo é tudo que as pessoas querem ver e para isso tem muito apresentador que faz verdadeiras artes para se mostrar promovendo mais o marketing pessoal. O ideal seria mostrar o animal, falar sobre sua biologia, importância ecológica enfim, mas não é o que acontece.

O desrespeito é tanto e a vontade de querer ser superior acaba colocando a vida das pessoas em risco. Praticar a educação ambiental com animais é algo muito discutido e deve ser feito de forma consciente e coerente. Não é agradável observar apresentações onde o homem humilha o animal, mesmo que este ganhe uma salva de palmas no fim do show. É ridículo!

Particularmente, adoro quando o touro vence o toureiro! O caso abaixo foi divulgado no mundo inteiro. “O crocodilo, de 200 quilos e 17 anos, do zoológico de Kaohsiung, no sul de Taiwan, recebia tratamento do veterinário Chang Po-yu quando atacou o médico. O bicho não comia havia uma semana por conta de uma doença e mordeu o antebraço de Po-yu. Para conseguir recuperar o membro, a polícia acabou matando o crocodilo”. Um crocodilo abocanhou o antebraço de seu veterinário (que irônico). “O veterinário achou que o bicho já estava dormindo devido ao sedativo que havia aplicado”. Cômico!

Que tubarão-branco que nada. A onda agora é nadar com crocodilos. Muitos zoológicos, preocupados com o bem-estar animal e educação ambiental, traçam formas diferentes de colocar as pessoas em contato com os animais. Há aquários que oferecem ao visitante (mediante uma taxa considerável) a oportunidade de mergulhar com os peixes.

Na cidade de Darwin, no nordeste da Austrália, turistas podem mergulhar com crocodilos de água salgada de até 5,5 metros de comprimento. O Parque Crocosaurus Cove, apelidada de “Jaula da Morte”, deixa o turista cara a cara com os répteis durante 15 minutos na água. Apenas uma caixa transparente de acrílico com espessura de 4 cm e com 2,8 metros de altura protege o turista das mandíbulas dos crocodilos gigantes.

CURIOSIDADES

* Não! Esta ave, a tarambola-egípcia (Pluvianus aegyptius), não é suicida. Ela simplesmente está se alimentando de parasitas que se alojam na boca do crocodilo.

* Quanto mais velho, melhor o desempenho sexual.

* Estima-se que seu olfato seja 10.000 vezes melhor que do homem.

* É difícil determinar a longevidade dos crocodilianos, a menos que alguém passe a vida inteira com o animal, o que é difícil. Porém, em um zoológico da Rússia, um crocodilo foi capturado em 1890 (com idade estimada em 8 anos) e viveu cativo por 107 anos, ou seja, 115 anos aproximadamente. De forma geral, acredita-se que, em natureza, vivam de 30 a 50 anos e em torno de 80 anos em cativeiro.

* As glândulas desalinizadoras, presentes nos crocodilos, filtram o excesso de sal que poderia entrar no corpo do animal, por isso, raramente pode-se ver um jacaré ou aligátor em água salgada, pois não sobreviveriam muito tempo.

POR QUE PRESERVAR?

Os crocodilianos são importantes para o homem, pois estão associados à predação de algumas espécies nocivas à saúde.

Estão inclusos praticamente ao longo de toda a cadeia trófica, sendo de extrema importância para a manutenção dos ecossistemas

FONTES

AZEVEDO, J. C. N. 2003. CROCODILIANOS: Biologia, Manejo e Conservação. Ed. Arpoador

Guia ilustrado O MUNDO DOS ANIMAIS – Répteis, Anfíbios e Invertebrados I

Guia ilustrado OS BICHOS – Jacarés e Crocodilos

www.crocosauruscove.com/cage.htm

www.biolib.cz/en/gallery/dir553/

www.iucnredlist.org

www.arkive.org

Desperte sua curiosidade e pesquise mais sobre esses magníficos animais!

Abraço.

5 Respostas to “Final – JACARÉ, ALIGÁTOR, CROCODILO OU GAVIAL”

  1. Carlos J Sousa Says:

    Olá…
    Não sei se seria por aqui, mas gostei de uma das fotos dos Crocodilos e gostaria de poder usá-la como base para um logotipo que estou fazendo para meu uso… Queria saber a quem pertence a foto do crocodilo espreitando na água…

  2. Muito bom. Eu também sou contra brincar com animais selvagens e tortura-los como no caso do touro

  3. Oi, sou a Rafaela. O que está aqui escrito é muito interessante.
    Pessoalmente, não sabia que um crocodilo chegou a viver 115 anos e concordo com o que foi aqui dito sobre o facto de fazerem espectáculos com animais, neste caso com crocodilos. Também sou a favor de o touro vencer o toureiro, o que fazem com os touros é cruel.
    Interesso-me muito por animais, natureza, etc. Gosto de tudo o que tenha haver com a ciência.
    Continue a colocar mais informações aqui PFV.
    Beijo.

    • Olá Rafaela, como vai?

      Olha, milhões de desculpas por não ter respondido no tempo certo. Há muitíssimo tempo não venho tendo tempo para postar matérias no blog.
      Tenho um outro blog (danianderson.blogspot.com.br) onde comecei. Lá tem mais matérias, talvez você goste do que vai encontrar. Comecei naquele formato, mas com o tempo resolvi mudar a cara, porém me faltou o tempo para postar mais matérias. Vou ver se consigo postar mais matérias pelas próximas semanas.

      Obrigado.

      Danianderson

      PS: O que é “PFV”?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: