JACARÉ, ALIGÁTOR, CROCODILO OU GAVIAL?

INTRODUÇÃO – HISTÓRIA NATURAL

Os crocodilianos atuais são muito parecidos com os que viviam há cerca de 230 milhões de anos. Descendem dos Archosauros que até 65 milhões de anos atrás governavam o reino dos répteis com grande inteligência.
Durante sua evolução, os crocodilianos passaram por diversas transformações e adaptações. O Pritichampus tinha pernas longas e corria atrás de suas presas; o Gracilisaurus erguia sobre as patas posteriores e ficava em pé; o Metriorhynchus não apresentava osteodermos e seus membros era em forma de remo e assim vai…
Atualmente os maiores o maior crocodiliano é o Crocodilo-marinho, mas seus ancestrais tiveram grandes proporções. O maior deles é conhecido como Phobosuchus, que significa “crocodilo terrível”. Sua cabeça media 1,80 m e seus dentes 10 cm.

DIFERENÇAS

Comumente as pessoas chamam a todos os crocodilianos de jacaré ou crocodilo, ou seja, tanto faz, é tudo réptil e vive na água mesmo. Mas, não é bem por aí. Devido algumas diferenças anatômicas eles são diferenciados em 3 famílias.
Abaixo, duas diferenças básicas para não errar quando observar um crocodiliano:

ESPÉCIES

São 23 as espécies de crocodilianos existentes no mundo:

FAMÍLIA – ALLIGATORIDAE

Alligator mississipiensis;
Alligator sinensis;
Caiman crocodilus;
Caiman latirostris;
Caiman yacare;
Melanosuchus niger
Paleosuchus palpebrosus
Paleosuchus trigonatus

FAMILIA – CROCODYLIDAE

Crocodylus acutus
Crocodylus cataphractus
Crocodylus intermedius
Crocodylus jhonstoni
Crocodylus mindorensis
Crocodylus moreletii
Crocodylus niloticus
Crocodylus novaeguinae
Crocodylus palustris
Crocodylus porosus
Crocodylus rhombifer
Crocodylus siamensis
Osteolaemus tetraspis
Tomistoma schelegelii

FAMÍLIA – GAVIALIDAE

Gavialis gangeticus

DÚVIDA CRUEL

Falso-gavial (Tomistoma schlegelii)

Existe uma discussão para saber se esta espécie seria classificada como Crocodylidae ou Gavialidae. Baseado em evidências morfológicas, o Tomistoma tem estado muito próximo aos crocodilos verdadeiros, entretanto, estudos bioquímicos e imunológicos sugerem que o Tomistoma esteja mais próximo do gavial (Gavialidea). Basta aguardar para ver o que os novos estudos dirão a respeito.


    Comprimento: 5 m.

QUER SABER MAIS SOBRE CROCODILIANOS?

Próximo domingo tem mais…

Abraços.

3 Respostas to “JACARÉ, ALIGÁTOR, CROCODILO OU GAVIAL?”

  1. Pode ser que seja ignorância minha quanto às novas nomenclaturas e denominações para os diferentes animais, mas para mim é novo chamar os animais que antes só tinham a denominação JACARÉ (em português) de ALIGÁTOR (da denominação em inglês ALLIGATOR) ou CAIMÃNES (da denominação em espanhol CAYMAN). Mesmo que os nomes científicos desses animais sejam esses (alligator ou cayman) não entendi até hoje o uso dessas denominações para um animal que antes era apenas chamado de JACARÉ, independente de seu território de origem. Não sou biólogo, apesar de meu grande interesse por zoologia, porém, quando estudei esses répteis não existiam essas nomenclaturas. Existiam (EM PORTUGUÊS) apenas JACARÉS, CROCODILOS e GAVIAIS. Como amador no assunto, fica me parecendo coisa de tradução mal feita, como a “gerundização” adotada ignorante e irrestritamente à princípio pelos manuais de “telemarketing”, que já se espalhou de maneira danosa por outros setores da sociedade, aparecendo até em teses de mestrado e doutorado que tenho o desprazer de ler e solicitar correção. Por favor, ficaria grato quanto à um esclarecimento sobre o assunto.

  2. […] em 07/06/2011 por zoovert JACARÉ, ALIGÁTOR, CROCODILO OU […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: