QUEM CASA QUER CASA

O dito popular é bem real mesmo: quem casa quer casa. Mas como isso funciona?
Um ninho é uma estrutura construída pelas aves e alguns outros animais para ali porem os ovos e fornecerem proteção aos recém-nascidos.
Os ninhos das aves são em geral construídos com pequenos ramos, ervas ou outros materiais, muitas vezes “atapetados” com penas macias do seu próprio corpo ou de outras espécies. O ninho do joão-de-barro é dentro da ‘casa’ de barro que ele constrói. A maioria das aves constrói os ninhos nas árvores ou arbustos, mas outras como algumas águias e muitas aves aquáticas constroem-nos em zonas rochosas.
Muitos peixes, principalmente de água doce, constroem também ninhos, cavando o fundo do rio ou lago e adornando-o com pequenas pedras.
O ninho é uma estrutura onde, tanto as crias como os próprios progenitores, se encontram mais protegidos dos predadores.
Cada grupo tem um padrão distinto para os seus ninhos.

NIDIFICAÇÃO

A nidificação é uma atividade instintiva das aves. Na maioria aparece numa época específica do ano, mas há exceções.
Nidificação compreende o período que vai desde a reprodução até a construção de ninhos, postura e criação dos filhotes. É nesta época que as aves estão mais ativas, cantam mais, defendem seu território, podem ser melhor visualizadas e apresentam coloração mais atraentes nas plumagens.

NIDÍFUGAS

Estas aves abandonam o ninho muito cedo, ou seja, são mais independentes dos pais. Nascem e assim que abrem os olhos já são capazes de seguir os pais a procura de alimento. Exemplo: codornas, gansos, emas, galináceos, pavão, etc.

NIDÍCOLAS

Aves que necessitam de cuidados permanentes dos pais, pois sem esta atenção especial, morreriam de fome. Exemplo: Aves de rapina, pardal, canário, atobá, kea, fradinho, pomba, beija-flor, garça, sabiá, etc.

NINHOS DAS AVES

Flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis)

Seu ninho é feito de barro e pedaços de grama e gravetos. Para estimular a reprodução é necessária a presença de uma grande colônia, pois isto os mantém mais protegidos e se sentem a vontade para o sucesso reprodutivo.

4 Respostas to “QUEM CASA QUER CASA”

  1. Sandro Oliveira Says:

    Um dos mais completos sites sobre crocodilianos em geral que ja encontrei na internet, com especies que eu nem mesmo conhecia! Parabens pelo trabalho de pesquisa!

  2. eu adorei o site muto legal d+ so que eu fiquei com duvidas seria melhor se você fizese mais coisas quero saber sobre o gavial

    • Olá Jonatas.

      Tudo certo?

      Tem algo específico do gavial que você gostaria de saber?
      Em todo caso, se você pesquisar no site do arkive.org e digitar o nome científico dele, Gavialis gangeticus, vai encontrar muita coisa interessante.

      Abraço.

      Danianderson

  3. Mto bacana Dani!!! Continue assim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: